Por Redação #Equipe50
A ex-candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, esteve neste sábado (13/02) na ocupação Vida Nova, no bairro Restinga, em Porto Alegre. Na visita, Luciana participou de um evento com as mães e crianças da comunidade e apoiou o direito à moradia digna e a luta das ocupações urbanas na cidade.
– Veja aqui um álbum de fotos da visita à ocupação Vida Nova
“É muito bonito ver as mulheres sempre na linha de frente dos movimentos comunitários, ocupando espaço e lutando por seus direitos”, disse Luciana. A ocupação Vida Nova tem cerca de dois anos e desde maio de 2015 sofre com o processo de reintegração de posse. A área, que é de propriedade da prefeitura, está localizada no distrito industrial. Entretanto, mesmo que nenhuma indústria esteja instalada no local, a prefeitura alega que o terreno está cumprindo uma função social. Os moradores estão denunciando esta falácia, pois muito próximo do terreno ocupado existem condomínios sendo vendidos pela especulação imobiliária, o Hospital da Restinga, um Instituto federal e um projeto de criação do novo CRAS na região.
“Agradeço o convite da comunidade em nome de Taiane de Oliveira, Rosane Pereira, Gilberto de Oliveira e Gaspar Rodrigues. Das lideranças comunitárias Cilas Machado, Cristiane Machado. Do Jornal Restinga, na presença de Názaro Borges. Do Conselho Regional por Moradia Popular – CRMP, na presença de Juliano Fripp e a todas e todos que puderam partilhar deste momento. Enquanto o direito à moradia for tratado com descaso, ocupar será necessário”, expressou Luciana Genro.