Revelações graves intensificam a crise política
Revelações graves intensificam a crise política

| Artigos da Luciana | Notícias

Por Luciana Genro

As revelações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal são graves e contundentes. Estamos diante de uma crise grave, econômica e social, somada a uma situação política na qual a corrupção e os interesses empresariais são a marca dominante na política.

A delação de Delcídio, não confirmada mas também não desmentida por ele, se for de fato real, e ainda somada às investigações da PF e MPF, indicam o que suspeitávamos: o envolvimento, as ligações escusas de Lula e Dilma com empreiteiras. Mostram também o que já definimos desde 2003: a cúpula do PT abandonou a esquerda há anos.

É lamentável que uma liderança histórica como Lula tenha deixado de ser do povo para se aliar com as elites, governar com elas e delas receber presentes. Lamento porque o PT, quando surgiu, foi uma construção necessária. Há milhares de petistas honestos que não merecem isso. E lamento também porque os atos da cúpula ao redor de Lula e Dilma deram de presente para reacionários como Caiado, Aécio e outros do mesmo quilate, junto com suas mídias vendidas, com seu neoliberalismo contra o povo, instrumentos que usarão para tentar desmoralizar a esquerda e atacar o povo.

Esta direita, sabemos, sempre foi parte dos mesmos esquemas agora descobertos pela Polícia Federal, quer o poder para aumentar seus privilégios e aplicar o ajuste antipopular que Dilma já começou. Querem avançar nas privatizações e no desmonte dos serviços públicos.

De nossa parte sentimos aumentar nossa responsabilidade para construir uma esquerda que não tem medo de dizer seu nome e não se alia com as elites para governar contra o povo. Vamos construir uma alternativa que resgate a esquerda coerente, independente da burguesia e seja um instrumento de luta para o povo enfrentar os ataques ao seu nível de vida, a corrupção e este sistema político apodrecido. Uma esquerda que possibilite construir um campo que se converta em uma alternativa de poder que ainda não existe.