Foto: Prefeitura Municipal de Alvorada
Foto: Prefeitura Municipal de Alvorada

| coronavírus | Mobilidade Urbana

Após receber diversos relatos de usuários do sistema de transporte público de Alvorada a respeito de superlotação dos ônibus, a deputada Luciana Genro (PSOL) enviou ofícios à prefeitura da cidade solicitando informações e providências sobre o assunto. A parlamentar destaca os riscos à saúde provocados pela aglomeração no transporte público durante o grave período que vivemos, de colapso no sistema de saúde do Rio Grande do Sul.

“Nesse cenário, o transporte público pode ser um dos principais espaços catalisadores da propagação da Covid-19. São motoristas, cobradores e passageiros que estão sendo compelidos a se exporem diariamente a condições de superlotação, sem segurança sanitária, ameaçando constantemente as suas vidas, as vidas de seus familiares, e o sistema de saúde como um todo”, observa a deputada no documento.

Luciana Genro solicitou ao Executivo municipal que garanta junto às empresas concessionárias a quantidade suficiente de ônibus para acabar com a superlotação, na tentativa de diminuir a possibilidade de transmissão do vírus; e que priorize os trabalhadores rodoviários e metroviários no plano de vacinação.

O segundo ofício enviado pela deputada pede que o poder público municipal envie uma planilha, referente aos meses de fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, com detalhes da quantidade de ônibus oferecida em cada linha e do número de passageiros transportados em cada veículo, para que seja possível comparar a oferta de coletivos nos meses de referência e analisar as condições do transporte de passageiros.

Confira ofício de solicitação de providências:

Confira o ofício de pedido de informações: