Luciana Genro

Combate aos privilégios e a corrupção em defesa de uma democracia real

O desprezo da população pela política é cada vez maior e totalmente justificável. A política que está aí é um mar de lama. Os políticos usam seus mandatos para se safar das investigações e aprovam projetos em benefício próprio e de seus financiadores.

O sistema político e econômico está estruturado em torno da corrupção, por isso é preciso transformá-los radicalmente para combater de verdade os desvios. A luta contra a corrupção sempre esteve presente na trajetória política de Luciana Genro, que foi expulsa do PT por não se render à lógica do toma lá, dá cá que a direção do partido passou a adotar quando chegou ao poder.

Fim dos privilégios dos políticos

O PSOL se caracteriza por lutar contra os privilégios da casta política. Os parlamentares do partido sempre votaram contra o aumento dos próprios salários e, em muitos casos, conseguiram derrubar estas regalias. Também somos contra o auxílio-moradia para políticos e juízes e defendemos o fim do foro privilegiado para políticos nos casos de corrupção.

Democracia real e participação popular

O Brasil não é uma democracia plena. Vivemos em uma democracia racionada e limitada pela força do poder econômico, pela seletividade do poder Judiciário e pelo autoritarismo de um poder político completamente distanciado do povo. Defendemos uma democracia real, onde a economia esteja sob controle do Estado e o Estado esteja sob controle da população e não dos políticos. Uma democracia de verdade é aquela que garante direitos às populações oprimidas e não coloca o lucro acima da vida das pessoas.

Prestação de contas dos políticos

Quando concorreu à prefeitura de Porto Alegre, Luciana Genro se comprometeu a prestar contas anuais da evolução de seu patrimônio pessoal, determinando que sua equipe tivesse a mesma conduta. O patrimônio de Luciana Genro é público e está devidamente declarado à Justiça Eleitoral. Luciana também defende o fim do sigilo fiscal e bancário para políticos, que devem ter total transparência na sua vida financeira.

—-> Quer saber o que mais defendemos para a política? Veja o programa completo de Roberto Robaina e da Professora Camila ao governo do estado!