Luciana Genro

Acessibilidade universal e empregabilidade

Em 2016, quando foi candidata à prefeitura de Porto Alegre, Luciana Genro apresentou um programa sólido em defesa das pessoas com deficiência. Uma das propostas previa a implementação do Plano Diretor de Acessibilidade, aprovado através da lei de nº 678, em 2011, e que ainda não saiu do papel na Capital. Como deputada estadual, o mandato de Luciana Genro estará na luta para auxiliar os municípios gaúchos a elaborarem seus planos de acessibilidade e a garantir recursos para que eles possam ser implementados.

Acesso a trabalho e estudo

A nossa luta é para que as pessoas com deficiência não sejam discriminadas em entrevistas de emprego. Além disso, as empresas devem ter acessibilidade para que possam contratar funcionários com deficiência e o poder público deve fiscalizar essa situação. Precisamos garantir o acesso a trabalho e estudo em ambientes acessíveis e sem preconceito, uma demanda fundamental das pessoas com deficiência.

Manutenção das escolas especiais

Uma das formas de garantir uma inserção social eficaz desta população é a manutenção das escolas especiais, para o acolhimento das pessoas com deficiência e a seus familiares, oferecendo uma educação especializada e voltada às suas necessidades.

–> Quer saber o que mais defendemos para as pessoas com deficiência? Veja o programa completo de Roberto Robaina e da Professora Camila ao governo do estado!