1964827_827665870611649_6584152421102102676_n
1964827_827665870611649_6584152421102102676_n

| Imprensa | Notícias

Por Redação #Equipe50

Crédito: Divulgação PSOL

Crédito: Divulgação PSOL

Neste sábado (04), véspera da eleição em que os brasileiros expressarão nas urnas o projeto de país que desejam, a presidenciável do PSOL, Luciana Genro, dialogou com eleitores em um comício virtual que teve grande repercussão nas redes sociais. O evento, transmitido ao vivo em vídeo no site da candidata, chegou a ter um pico de audiência de mais de 2 mil espectadores simultâneos e ocupou os Trending Topics mundiais do Twitter.

Luciana destacou a importância de cada apoiador das suas propostas usar as próximas horas para convencer amigos, parentes e conhecidos a votar nos candidatos do PSOL, não só para a Presidência e os governos estaduais, mas também para o Senado, a Câmara Federal e as Assembleias Legislativas. “Se você já tem um candidato deputado estadual e federal e ele é do PSOL, maravilhoso. Se você não conhece nenhum, pode votar só no 50. É só digitar 50 e confirmar, e você vai ajudar a eleger os melhores que estão na nossa lista”, disse a candidata.

A presidenciável também ressaltou a importância de não se deixar enganar pelas pesquisas de intenção de voto, que são usadas pela grande mídia para estimular as pessoas a votarem nos candidatos que favorecem o sistema. “Prestem atenção em quem paga essas pesquisas: a grande maioria das pesquisas dessa campanha foi paga pela Rede Globo, que reproduz a mesma lógica dos donos do sistema. É uma profecia autorrealizável: a pesquisa diz que o candidato vai ter poucos votos e muitas vezes ele acaba tendo poucos votos porque as pessoas acreditam na pesquisa e não votam nele”, afirmou a candidata, lembrando que o verdadeiro voto útil é o voto na melhor proposta.

Assista o vídeo completo

Apoio de nomes proeminentes da cultura popular

Luciana também comentou a importância de receber apoio de personalidades de destaque no cenário cultural brasileiro, como o ator e roteirista do grupo Porta dos Fundos Gregório Duvivier, que escreveu que “voto útil é o voto que te faz feliz, e Luciana Genro me enche de felicidade”, e a cantora Valesca Popozuda, que declarou ao jornal O Dia que votará na candidata do PSOL porque ela “tem ficha limpa, tem uma proposta e uma visão muito boas para o cenário LGBT”. Luciana destacou o valor do trabalho de Valesca para combater o machismo e a opressão da mulher. “A Valesca e uma mulher libertária, que tem coragem de dizer o que pensa, que não está presa a tabus. Eu sou muito admiradora dessa ousadia que a Valesca tem”, disse.

Agenda

Neste domingo (5), dia da eleição, a candidata do PSOL à Presidência da República vota em Porto Alegre, acompanhada do candidato da Frente de Esquerda ao Governo do RS, Roberto Robaina (PSOL).

Luciana vota às 11h30, na Escola Estadual Apeles, na Rua São Manoel, 1981, bairro Santana. A seguir, ela acompanha Roberto Robaina, que vota no Colégio Unificado, na Avenida Alberto Bins, 467, Centro. Ao longo do dia, a candidata concede entrevistas.

O PSOL-RS sedia café da manhã com Luciana Genro, Roberto Robaina e demais candidatos do partido no Estado, às 8h, aberto para a imprensa.

A partir das 17h, a militância e apoiadores de Luciana Genro e do PSOL irão se reunir na Sede Fúlvio Petracco do PSOL para acompanhar a apuração.

Às 21h30, já com os resultados do primeiro turno consolidados, Luciana Genro fará pronunciamento aos presentes e à imprensa.