_MG_6728
_MG_6728

| CAMPANHA | Eleição | Imprensa | Notícias | PSOL

Por Redação #Equipe50

Crédito: Divulgação PSOL

Crédito: Divulgação PSOL

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, visitou à ocupação Nova Primavera, na Cidade Industrial de Curitiba, região da capital paranaense. Acompanhada dos candidatos a governador do Paraná pelo PSOL, Bernardo Pilotto, e pelo vice, Maicon Palagano, a presidenciável foi recebida pelos coordenadores do Movimento Popular por Moradia, Sylvia Malatesta e Crisanto Figueiredo.

Luciana Genro percorreu toda a comunidade, que abriga 400 famílias na luta por moradia. Os moradores mostraram a difícil situação de vida no local e o descaso dos governos municipal, estadual e federal. Durante a caminhada, Luciana conheceu Denise Lange, da coordenação da ocupação, e Miguel Arcanjo, que serão candidatos, em parceria, a deputada estadual e a deputado federal, respectivamente.

A candidata do PSOL reafirmou seu compromisso com a luta popular por moradia. “Nossa campanha tem o objetivo de dar visibilidade a temas invisíveis. Enquanto, o governo Dilma diz que está tudo bem, milhões de pessoas precisam de casar para morar. Vamos fazer um novo Minha Casa, Minha Vida gerido pelas entidades de luta pela moradia” afirmou. Luciana Genro citou o exemplo do MTST em Taboão da Serra/SP, em que os recursos administrados pelo movimento construíram, com o mesmo valor, casas com o dobro do tamanho das construídas pelas grandes construtoras.

Crédito: Divulgação PSOL

Crédito: Divulgação PSOL

A ocupação Nova Primavera iniciou em 28 de setembro de 2012 e está próxima de completar dois anos, pela organização do movimento e por uma importante vitória jurídica. Na semana seguinte à entrada no terreno, de propriedade de uma construtora do Paraná, a Justiça indeferiu o pedido de reintegração de posse, alegando que o “direito à moradia está acima do direito à propriedade”, conforme relataram Sylvia e Crisanto. O Movimento Popular por Moradia, faz parte da Frente de Resistência Urbana, movimento nacional que é integrado também pelo MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

Lançamento das candidaturas do PSOL-PR

Luciana Genro encerra sua agenda em Curitiba participando do lançamento oficial das candidaturas do PSOL-PR, às 19h, na sede do PSOL. Na ocasião estarão presentes o candidato do partido ao governo do Paraná, o sociólogo e servidor público, Bernardo Pilotto, o vice, o trabalhador da educação, Maicon Palagano, e o candidato ao Senado Federal, Professor Piva. O encontro apresentará a nominata completa do PSOL para Assembleia Legislativa do Paraná e para a Câmara dos Deputados.

Ao longo das atividades no Paraná, Luciana foi acompanhada pelos candidatos a deputado estadual, professor José Odenir, Luciana Palagano, Alex Julio, Mauri Gauer, professor Fernando e Guiga; e pelo candidato a deputado federal, professor Ivanildo.